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Honorários de Auditoria e Ciclo de Vida Organizacional: Um Estudo em Empresas Listadas no Índice Novo Mercado da B3

Laila Martins dos Santos Silveira, Francisco Carlos da Costa Filho, Luis Eduardo Brandão Paiva, Tissiany Melo Matos

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar a relação entre os custos de auditoria e os estágios de ciclo de vida organizacional de empresas não financeiras listadas na B3. A classificação da pesquisa tem fundamento descritivo, com embasamento documental e de caráter quantitativo. A coleta de dados foi realizada utilizando informações disponíveis na base de dados economática, nos formulários de referência e nas demonstrações consolidadas das 113 empresas listadas nos segmentos especiais durante o ano de 2020. Os resultados revelaram que a maioria das empresas está classificada no estágio de maturidade, com uma maior participação no segmento de governança do Novo Mercado. Cada estágio possui características distintas que influenciam o desempenho da empresa em diversos aspectos. Em consequência dessa diversidade, os custos dos serviços de auditoria variam de acordo com o estágio em que a empresa se encontra. Observou-se que as empresas em estágio de maturidade apresentaram uma média mais alta de custos com honorários de auditoria, enquanto as empresas em declínio e nascimento tiveram valores menores.


Palavras-chave


Ciclo de Vida Organizacional; Honorários de auditoria; B3.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v15i3.88349