Comportamento dos Custos Operacionais e Regulação por Incentivos: uma análise nos anos que precedem as Revisões Tarifárias no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i2.83208Palavras-chave:
Custos Operacionais, Regulação por Incentivos, Revisão Tarifária Periódica, Distribuidoras de Energia.Resumo
Como os Custos Operacionais (CO) são utilizados nas Revisões Tarifárias Periódicas (RTP), pode existir uma oportunidade regulatória gerando incentivos para seu gerenciamento. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos CO nos quatro anos que antecederam cada RTP, além disso, testar os anos base da RTP separadamente para empresas que tiveram benefício na revisão. Os principais resultados mostraram que no intervalo de quatro anos, nos dois anos que antecedem a (anos base da RTP) os CO são maiores pelo menos para as empresas que obtiveram benefícios na revisão tarifária. Assim sendo, pode-se concluir que existem indícios de que as distribuidoras podem estar gerenciando seus CO para obter benefícios regulatórios nas RTP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







