Uso Problemático de Smartphone entre Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i1.80687Palavras-chave:
uso de smartphone, procrastinação acadêmica, satisfação com a vidaResumo
O rápido acréscimo no número de usuários de smartphone aumentou a preocupação sobre os efeitos comportamentais e psicológicos de seu uso indevido, principalmente entre acadêmicos universitários. Este estudo objetiva verificar se o uso de smartphone pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis influência na procrastinação e satisfação com a vida. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento, com uma amostra de 171 alunos de diversas universidades brasileiras. Para testar as hipóteses utilizou-se a utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, por meio do algoritmo de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados da pesquisa sinalizaram que o uso de smartphone levam os discentes a procrastinarem as suas atividades acadêmicas. Além disso, identificou-se que o uso de smartphone pode afetar negativamente a satisfação com a vida dos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Conclui-se com base nos resultados que o uso de smartphone possui um efeito problemático nos discentes do curso de Ciências Contábeis, pois leva à procrastinação acadêmica e uma baixa satisfação com a vida. Os resultados do estudo contribuem para que docentes e discentes reflitam sobre os resultados negativos do uso de smartphone, não somente com as atividades do curso, mas na satisfação e felicidade pessoais.
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