O efeito Sunk Cost no Processo Decisório dos discentes de Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.79197Palavras-chave:
Efeito Sunk Cost, Processo Decisório, Instituições de Ensino SuperiorResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência do efeito sunk cost nas decisões, gerenciais e pessoais, tomadas pelos discentes do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e de levantamento com abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários a discentes de cinco Instituições de Ensino Superior que possuíam o curso Ciências Contábeis, na modalidade presencial. A coleta de dados, realizada nos meses de outubro e novembro de 2019, foi realizada fazendo uso de um questionário, adaptado do modelo de Domingos (2007), Rover et al. (2009) e Segantini et al. (2011) e, quanto aos dados levantados, utilizou-se a análise descritiva das respostas dos participantes e também se empregou o teste estatístico do qui-quadrado (χ2) para testar a significância entre as respostas obtidas. Os resultados encontrados evidenciaram que o valor do custo irrecuperável pode influenciar na ocorrência do efeito sunk costs. Isto pode ser constatado, pois à medida que diminuía o montante do custo perdido, menor era a disposição dos discentes em prosseguir investindo nos cursos de ação que deveriam ser abandonados. Quando a decisão é voltada para o contexto pessoal, os discentes levaram em consideração a premissa de aversão ao desperdício e senso de responsabilidade.
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