O value relevance das informações divulgadas na DVA das empresas do setor do agronegócio listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i2.83202Palavras-chave:
Value Relevance, Demonstração do Valor Adicionado, AgronegócioResumo
Este estudo teve por objetivo analisar o value relevance do valor adicionado a distribuir por ação (VAA) e da remuneração do capital próprio por ação (RCPA), informações apresentadas na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), para as empresas pertencentes ao setor do agronegócio ativas na Bolsa, Brasil e Balcão (B3). Foi utilizada uma abordagem quantitativa, com a aplicação do método estatístico de análise de regressão com dados em painel e de regressão com dados em série temporal, e o período de análise foram os anos de 2012 a 2018. O estudo justifica-se pela presunção da importância informações contidas na DVA – que permitem compreender fatores internos da empresa, assim como seus reflexos macroeconômicos – para a sociedade e para os agentes beneficiadores da informação contábil. No que tange às empresas do agronegócio, no Brasil, essa relevância deve ser destacada, dada a importância do setor em termos produção de bens e serviços na economia nacional. Os resultados indicam que a riqueza gerada pela empresa, ou o valor adicionado a distribuir por ação, é value relevante e supera a relevância da remuneração de capital próprio por ação. Já o valor patrimonial por ação (VPA) e o lucro por ação (LPA) não são value relevantes na determinação do preço da ação no setor do agronegócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.