O RELACIONAMENTO DOS FATORES CONTINGENCIAIS COM OS INDICADORES DE DESEMPENHO NO SETOR HOTELEIRO
Resumo
Decorrente do desenvolvimento da tecnologia, o setor hoteleiro passou a ganhar alguns benefícios diante da facilitação de alcançar novos clientes de forma mais rápida e eficaz. Saindo do tradicional e se adaptando as contingências do ambiente de forma a observar o que está acontecendo e buscando garantir sucesso no mercado. O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre características (referindo-se aos fatores contingenciais) de gestores e de empresas pertencentes ao setor hoteleiro e o uso de indicadores de desempenho financeiros e não financeiros. A pesquisa se classifica como descritiva e quantitativa. Caracteriza-se como um levantamento e é qualificada como bibliográfica. A amostra foi constituída por 27 organizações que aceitaram responder o instrumento de coleta de dados, o questionário estruturado, aplicado com gestores e/ou proprietários que têm experiências práticas com o problema pesquisado, durante 3 meses. Para o tratamento dos dados coletados, utilizou-se o Teste Exato de Fisher. Os resultados obtidos sugerem que as empresas investigadas influenciam suas escolhas estratégicas, associadas à mensuração de desempenho; e, o uso de indicadores de desempenho pode ser influenciado de acordo com o que os gestores esperam alcançar com a avaliação de desempenho.
Palavras-chave
Fatores Contingenciais; Indicadores de Desempenho; Setor Hoteleiro.
Texto completo:
PDF |109-138|DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v13i1.78183