Análise entre as constituições e extinções de empresas na região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.77723Palavras-chave:
Planejamento Tributário, Constituição de empresas, Profissional contábil.Resumo
O estudo teve por objetivo analisar a relação entre constituições e extinções de empresas por tipo jurídico na região sul do Brasil, nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná entre os anos de 2008 a 2019. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, com análise dos dados disponibilizados pela Junta Comercial dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, de cunho quantitativo. Os resultados do estudo evidenciam que no período estudado ocorreram 1.391.275 novas constituições, no entanto outras 949.474 extinções de empresas entre os três Estados da região sul. O Paraná é o Estado com o maior índice de empresas constituídas, enquanto o Rio Grande do Sul apresenta o maior número de extinções no período estudado. Quanto ao formato jurídico observou-se que as empresas do tipo empresário individual e sociedade limitada prevalecem entre os formatos de constituições e extinções. De forma geral, o estudo evidencia a relevância do papel preditivo da contabilidade, como auxiliar no planejamento tributário e estratégico, visando à continuidade dos negócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







