Fixed: Mulheres executivas na gestão das empresas do novo mercado
Resumo
A literatura dispõe de algumas evidências empíricas dos efeitos de mulheres executivas na gestão para aumentar o desempenho organizacional. Assim, este estudo objetiva verificar se o desempenho das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³ está relacionado com a presença de mulheres no conselho de administração, na presidência do conselho de administração e no cargo de CEO. A população da pesquisa compreendeu 133 empresas, com uma amostra de 118 empresas, no período de 2014 a 2019. Para medir a representação feminina foram
utilizadas as variáveis de diversidade no conselho de administração, na presidência do conselho de administração e na diretoria executiva. Os achados apoiam que a presença de mulheres nos conselhos de administração das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³ está positivamente relacionada ao desempenho organizacional, mais precisamente, a rentabilidade do ativo total. Contudo, quando o cargo de presidência do conselho de administração é assumido pelo sexo feminino,
as organizações tiveram um baixo desempenho. Por fim, o resultado foi inconclusivo para diversidade de gênero na diretoria executiva. Conclui-se que as organizações necessitam ter uma maior prática de representação feminina na gestão, devido a justificativa moral de direitos iguais para a inclusão de mulheres no conselho de administração e nos altos cargos, questão essa que se baseia em senso de justiça, visto que há benefícios econômicos advindos da diversidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF |132-145|DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v12i2.77281