Fixed: Mulheres executivas na gestão das empresas do novo mercado
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.77281Palavras-chave:
Diversidade de Gênero, Gestão Executiva, Desempenho OrganizacionalResumo
A literatura dispõe de algumas evidências empíricas dos efeitos de mulheres executivas na gestão para aumentar o desempenho organizacional. Assim, este estudo objetiva verificar se o desempenho das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³ está relacionado com a presença de mulheres no conselho de administração, na presidência do conselho de administração e no cargo de CEO. A população da pesquisa compreendeu 133 empresas, com uma amostra de 118 empresas, no período de 2014 a 2019. Para medir a representação feminina foram
utilizadas as variáveis de diversidade no conselho de administração, na presidência do conselho de administração e na diretoria executiva. Os achados apoiam que a presença de mulheres nos conselhos de administração das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³ está positivamente relacionada ao desempenho organizacional, mais precisamente, a rentabilidade do ativo total. Contudo, quando o cargo de presidência do conselho de administração é assumido pelo sexo feminino,
as organizações tiveram um baixo desempenho. Por fim, o resultado foi inconclusivo para diversidade de gênero na diretoria executiva. Conclui-se que as organizações necessitam ter uma maior prática de representação feminina na gestão, devido a justificativa moral de direitos iguais para a inclusão de mulheres no conselho de administração e nos altos cargos, questão essa que se baseia em senso de justiça, visto que há benefícios econômicos advindos da diversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







