Análise da percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de ensino superior privada de Goiânia sobre as condutas éticas do profissional contador
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i2.74030Palavras-chave:
Percepções éticas. Profissionais contábeis. Código de Ética Profissional do Contador. NBC PG 01.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Goiânia, quanto às condutas éticas do profissional contador. Esta pesquisa é relevante devido esse profissional contábil possuir acesso aos dados da organização, além da geração de informações fidedignas aos usuários, portanto, a investigação do comportamento ético é fundamental. Em relação aos procedimentos empregou a técnica survey com aplicação de questionário para coleta dos dados e abordagem quali-quantitativa. O
questionário possuía vinte e uma questões para caracterização dos respondentes e levantamento de suas percepções sobre as condutas éticas. A amostra foi composta por 226 questionários válidos, com tratamento estatístico realizado mediante aplicação dos testes nãoparamétricos de Mann-Whitney. Há evidencia estatística para aceitação das três hipóteses do estudo: i) as mulheres apresentam maior percepção às condutas éticas que os homens, ii) os discentes que exercem alguma religião apresentam maior percepções às condutas éticas e iii) os discentes que cursaram a disciplina de ética ofertada pela IES apresentam maior percepção ética que aqueles que não a cursaram. Na percepção dos estudantes, a disciplina de ética aumenta os conhecimentos relativos aos deveres e direitos para atuação profissional, e, por fim, eles sugerem maior fiscalização para melhor aplicação do Código de Ética Profissional do Contador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







