NÍVEL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71604Palavras-chave:
Características Socioeconômicas, Transparência Pública, Municípios Brasileiros.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar qual a relação entre as características socioeconômicas e o nível de transparência pública praticada pelos municípios brasileiros. Compreender como se dá essa relação é importante para identificar os motivos que fazem com que alguns municípios sejam mais transparentes do que outros, mesmo subordinados a uma legislação de âmbito nacional. Posto isso, utilizou-se a técnica de Análise de Clusters para identificar se agrupamentos de municípios formados a partir de suas características socioeconômicas se diferenciam quanto ao nível de Transparência Pública. Os resultados apontaram para a existência de 3 estruturas socioeconômicas (clusters), as quais se diferenciam conforme o desempenho médio dos indicadores utilizados para a aglutinação. Confirmou-se, pelo teste Qui-Quadrado que existe relação de dependência entre as condições sociais, econômicas e fiscais e o nível de transparência da gestão pública municipal, exceto para os municípios da região Norte, o que sugere a existência de outros fatores não incluídos neste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.