Nível de Disclosure Voluntário de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71143Resumo
É consenso na literatura que a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) foi um marco para a transparência no setor público, tendo em vista que buscou regulamentar a divulgação de informações, devido principalmente à irresponsabilidade dos gestores em tomar suas decisões sem se preocupar com o impacto futuro destas. Porém somente o estabelecimento de regras de divulgação de informações por meio da legislação não é o suficiente para garantir a efetividade das ações do governo. Para tanto, é preciso que haja participação popular, e, dessa forma, o disclosure voluntário passaria a ser utilizado como instrumento de accountability. Nesse contexto, buscou-se verificar o nível de divulgação voluntária de uma amostra de municípios, mais especificamente, dos que compõe a região metropolitana de Curitiba, utilizando o Índice de Disclosure Voluntário Municipal (IDV-M) de Avelino (2013). Após a coleta e análise dos dados, verificou-se que o nível de divulgação voluntária para estes municípios é baixo, pois, com exceção de uma cidade, as demais não chegaram a atingir metade do valor do indicador. Com isso, este estudo busca impulsionar a discussão acerca da importância da divulgação voluntária, para que esta se torne um mecanismo efetivo de accountability no setor público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







