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CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE DOS CUSTOS EDUCACIONAIS EM LUZIÂNIA/GO

Thiago Spiri Ferreira, Camila Moliani Ferri, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Izabela Calegario Vinsentin, Pablo Henrique Paschoal Capucho

Resumo


O estudo teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e pedagógica no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental de Luziânia – GO. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo, descritiva, por meio um censo das escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Luziânia – GO. A coleta de dados foi feita através de dados secundários disponibilizadas pelo portal da transparência do município, somados aos dados do Inep e QEdu. As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, correlação e regressão. O município apresentou médias de 5,4 para o IDEB e 50,1 para o Nível Socioeconômico, categorizando o município como nível IV na tabela do INEP. No que diz respeito aos custos, os custos pedagógicos tiveram a maior representatividade entre os custos anuais, com 79,5%. A variável que apresentou maior correlação com a nota do IDEB foi a socioeconômica, qual representou 28,3% da variância da nota. O estudo é relevante para a área de Educação e Contabilidade, pois apresenta um novo modelo de método de análise das características de custos educacionais em âmbito municipal, assim como auxilia no controle dos recursos públicos.

Palavras-chave


ensino fundamental; educação; custos; gestão pública; desempenho escolar

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PDF|108-126|


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v11i2.71019