Jogos de Empresas no Ensino Contábil: Competências Desenvolvidas e Dificuldades Percebidas na Implementação do Jogo Puerto Rico®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.70992

Palavras-chave:

Jogos de Empresas, Metodologias Ativas, Ensino em Contabilidade.

Resumo

Este estudo tem por objetivo evidenciar, sob a ótica dos discentes, as principais competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por meio da utilização dos jogos de empresas no curso de graduação em Ciências Contábeis. Para atingir este objetivo, foi implementado o jogo Puerto Rico® na disciplina de Controladoria Empresarial de uma Universidade Federal, sendo a unidade de análise composta por 47 discentes de graduação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários abertos, sendo esses posteriormente transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo no Software ATLAS.ti ®. Os resultados evidenciam que o método pode propiciar a otimização da capacidade de comunicação, trabalho em equipe, solução de problemas e análise crítica, sendo importante o desenvolvimento dessas competências para a prática profissional, ao passo que são cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho. No entanto, apesar dos benefícios percebidos, também foram elencadas as principais dificuldades encontradas pelos discentes, como compreensão das regras do jogo, o tamanho dos grupos, a falta de consenso para definir jogadas, o tempo de aplicação, a estrutura do laboratório e a separação da turma em diferentes aulas, tornando-se importante que futuras implementações busquem contornar esses problemas.   

Biografia do Autor

Márcio César de Oliveira Quirino, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis PPGCcon - UFRN (2017-2019), Especialista em Gestão Fiscal e Tributária - UNIRN (2011-2012) e Bacharel em Ciências Contábeis (2005-2010) - UFRN. Atualmente é professor efetivo do magistério superior na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - Campus Tomé Açu. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Avançados para a Sustentabilidade (EAS - UFRN), Grupo de Estudos em Mercado de Capitais e Informação Contábil (GEMIC - UFERSA). Atua nas áreas de Contabilidade, Contabilidade comportamental, Ensino e Pesquisa em contabilidade, Contabilidade Societária, Métodos quantitativos aplicados.

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Doutorado Sanduíche pela University of Texas (UTEP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis - InCont (FEA-RP/USP) e do Grupo de Pesquisa em Finanças - GPFin (FEA-RP/USP). Peer reviewer certificado pela Publons Academy. Atua nas áreas de Contabilidade Financeira, Finanças Corporativas e Educação Contábil.    

Hellen Bomfim Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFRN. Atua nos temas Contabilidade Financeira e Responsabilidade Social Corporativa.   

Daniel Coutinho Lins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN, ex-diretor de Rh/Marketing da ACONT e atual diretor de Marketing/Eventos do CRCRN jovem.  

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Quirino, M. C. de O., Azevedo, Y. G. P., Gomes, H. B., & Lins, D. C. (2020). Jogos de Empresas no Ensino Contábil: Competências Desenvolvidas e Dificuldades Percebidas na Implementação do Jogo Puerto Rico®. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.70992