Jogos de Empresas no Ensino Contábil: Competências Desenvolvidas e Dificuldades Percebidas na Implementação do Jogo Puerto Rico®
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.70992Palavras-chave:
Jogos de Empresas, Metodologias Ativas, Ensino em Contabilidade.Resumo
Este estudo tem por objetivo evidenciar, sob a ótica dos discentes, as principais competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por meio da utilização dos jogos de empresas no curso de graduação em Ciências Contábeis. Para atingir este objetivo, foi implementado o jogo Puerto Rico® na disciplina de Controladoria Empresarial de uma Universidade Federal, sendo a unidade de análise composta por 47 discentes de graduação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários abertos, sendo esses posteriormente transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo no Software ATLAS.ti ®. Os resultados evidenciam que o método pode propiciar a otimização da capacidade de comunicação, trabalho em equipe, solução de problemas e análise crítica, sendo importante o desenvolvimento dessas competências para a prática profissional, ao passo que são cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho. No entanto, apesar dos benefícios percebidos, também foram elencadas as principais dificuldades encontradas pelos discentes, como compreensão das regras do jogo, o tamanho dos grupos, a falta de consenso para definir jogadas, o tempo de aplicação, a estrutura do laboratório e a separação da turma em diferentes aulas, tornando-se importante que futuras implementações busquem contornar esses problemas.Downloads
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