Lobby no Desenvolvimento da Norma Contábil Internacional sobre Leasing – IFRS 16
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.69340Palavras-chave:
Lobbying, IFRS, Leasing, Cartas de comentário.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as características e possíveis práticas de lobby dos diversos grupos de interesses em relação à IFRS 16 – Leasing, apresentadas pelas comment letter – CT (cartas de comentários) na fase de Exposure Draft – ED (Rascunho de Exposição) de 2013. Para tanto, foram analisadas 246 cartas de comentário, por meio de análise descritiva, contagem dos argumentos, frases e grau de concordância e discordância de cada pergunta. Os resultados demonstram que a maior parte dos respondentes é dos Estados Unidos da América, constituindo-se de empresas de serviços financeiros. Por meio de análise de conteúdo, os resultados sugerem que devido a poucos argumentos e frases por carta, não houve a ocorrência de lobby pelas partes interessadas. Porém, a influência dos grupos de interesse pode ter se dado pelos comentários adicionais, não analisados neste estudo, o que incentiva pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).