AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO

Autores

  • Jessica Giovana Nolli Universidade Regional de Blumenau – FURB https://orcid.org/0000-0001-7031-3908
  • Mikaéli da Silva Giordani Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.65010

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino, Ciências Contábeis, Bibliométrico, Sociométrico

Resumo

O ensino e a profissão contábil são compostos por particularidades, tornando-se complexos. Esse fato é reflexo da globalização, avanços tecnológicos, burocracia e convergência das normas aos padrões internacionais. Consequentemente a esses fatos ocorre o aumento da responsabilidade do processo de ensino-aprendizagem em tal área do conhecimento. Esse cenário de mudanças reflete no processo ensino-aprendizagem e, por conseguinte, na avaliação da aprendizagem. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar as redes de cooperação entre autores e os temas pesquisados envolvendo a avaliação da aprendizagem em Ciências Contábeis. Efetuou-se pesquisa bibliográfica, bibliométrica e sociométrica, a fim de evidenciar as redes de cooperação entre autores e os trabalhos publicados sobre avaliação da aprendizagem. Os resultados indicam que o professor doutor Gilberto José Miranda é o autor mais prolífero da área, envolvido na maior rede de cooperação. A temática que agregou maior número de estudos foi avaliação do ensino-aprendizagem em que os estudos se concentram nas avaliações de disciplinas, realizadas por docentes e discentes. Concluiu-se que a temática abordada neste estudo é de extrema importância para melhorar a qualidade dos cursos das instituições de ensino superior, bem como da formação de futuros profissionais, pois, mesmo que existam autores prolíferos nessa área, ainda existem muitas lacunas que devem continuar sendo exploradas. Este estudo contribui ao difundir os conhecimentos sobre a citada temática, abordando sua produção científica, no que se refere à produtividade, à rede dos pesquisadores e de suas respectivas IESs. Ainda, este trabalho proporciona um norte e um alicerce para futuras pesquisas sobre esse campo do conhecimento, influenciando seu alargamento, difusão e socialização na literatura científica nacional.

 

 

Biografia do Autor

Jessica Giovana Nolli, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestranda em Ciências Contábeis – Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

 

Mikaéli da Silva Giordani, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestranda em Ciências Contábeis – Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, SC, Brasil

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Nolli, J. G., Giordani, M. da S., Domingues, M. J. C. de S., & Zonatto, V. C. da S. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.65010