Ciclos econômicos e a relação do capital de giro com a lucratividade de empresas internacionalizadas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.64614Palavras-chave:
ciclos econômicos, capital de giro, internacionalizaçãoResumo
O objetivo do trabalho é verificar qual o impacto dos ciclos econômicos e da internacionalização das empresas na relação do capital de giro com a lucratividade. O estudo traz avanços por estudar a relação da gestão do capital de giro com a lucratividade, em diferentes ciclos econômicos, sob o ponto de vista da internacionalização. Preenche uma lacuna deixada por Enqvist, Graham e Nikkinen (2014), avaliando a influência das crises interna e externa na relação do capital de giro com a lucratividade das empresas internacionalizadas. Foi utilizada uma amostra de 213 observações de empresas brasileiras internacionalizadas listadas na B3, em períodos de crises interna, externa e de boom econômico. Testou-se as hipóteses por meio de regressão de dados em painel de efeitos fixo e aleatório, conforme o modelo econométrico construído. Os achados demonstram que, no período de 2006 a 2016, as empresas brasileiras internacionalizadas não foram impactadas diretamente na gestão do capital de giro pelos diferentes ciclos econômicos ocorridos, sugerindo que estas empresas foram beneficiadas pela disponibilidade de crédito e consumo aquecido. Mas foram encontrados impactos dos ciclos econômicos na liquidez corrente, tamanho e endividamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







