Desempenho do curso de ciências contábeis nas instituições de ensino superior da região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.62547Palavras-chave:
Ciências Contábeis. Desempenho. ENADE. Instituições de Ensino.Resumo
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem o objetivo de medir o desempenho acadêmico dos alunos em conformidade com os conteúdos do currículo do curso de graduação. Diante disso, este estudo teve como objetivo verificar qual é o desempenho dos cursos de Ciências Contábeis nas instituições de ensino da região sul do Brasil. Para tal, foram analisadas 162 instituições de ensino superior dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com dados referentes ao ano de 2015. A análise abordou as medidas de média, mediana, máximo, mínimo e desvio-padrão, além do teste estatístico não paramétrico de diferença de média (Kruskal-Wallis). No que diz respeito aos resultados encontrados na pesquisa, o estado de Santa Catarina obteve média de 2,4397, o Rio Grande do Sul 2,4305 e o Paraná média de 2,4185, sendo que no teste de média essa diferença não foi estatisticamente diferente, ou seja, não se pode afirmar que há diferença entre as médias expostas entre os estados. No que se refere à análise das instituições públicas e privadas, a média do ENADE das públicas foi de 3,2165 e a média das privadas foi de 2,3170, sendo que neste caso, o teste de diferença de médias foi estatisticamente diferente, indicando que as instituições públicas possuem maiores notas que as privadas. Em relação às organizações acadêmicas, as universidades obtiveram média de 2,8541, os centros universitários média de 2,6079 e as faculdades média de 2,2082. Na análise do teste de médias os resultados foram estatisticamente diferentes, indicando que as universidades possuem melhor desempenho entre as demais organizações acadêmicas, seguidas pelos centros universitários e, por fim, as faculdades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







