Nível de Conformidade da Aplicação do CPC 05 (R1) nas Cooperativas de Crédito.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.56873Palavras-chave:
Cooperativa de Crédito, Partes Relacionadas, CPC 05(R1)Resumo
O objetivo deste estudo é identificar o nível de conformidade das cooperativas de crédito de acordo com o CPC 05 (R1). Para tanto, chegou-se a uma amostra de 88 cooperativas de crédito classificadas de acordo com o tamanho do ativo em 31/12/2016. Os dados foram coletados nas demonstrações contábeis dos períodos de 2014 a 2016. Foram identificados 17 itens no normativo técnico que as cooperativas devem observar para a divulgação de informações de transações com partes relacionadas. Os principais resultados evidenciam que o maior índice de divulgação que uma cooperativa alcançou foi 82%, enquanto o menor foi de 12%. A regressão com dados em painel não evidenciou significância em nenhum dos coeficientes. A pesquisa mostra que as informações estão sendo aprimoradas no decorrer dos anos, mas ainda é necessário aumentar a extensão das informações divulgadas para melhorar a transparência nas transações com partes relacionadas. O estudo contribui com o conhecimento sobre o disclosure das cooperativas de crédito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.