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Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária

Vanessa Janiszewski Janiszewski, Lívia Albuquerque Carrascoso, Luiz Antonio Felix Júnior, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Marina Fidelis Jerônimo Oliveira

Resumo


Este estudo objetivou identificar a presença de mecanismos de sinalização no mercado brasileiro, por meio da divulgação de informações nos demonstrativos financeiros anuais.  Para alcançar este objetivo foi desenvolvida inicialmente a análise descritiva dos dados, avaliando o nível de divulgação de índices voluntários incrementais e posteriormente analisou-se os dados coletados, por meio do software Gnu Regression, Econometrics and Time-series Libray (gretL 1.9.92), estimando-se um  modelo de análise de regressão múltipla para identificar a relação entre o percentual da quantidade de indicadores de performance incrementais com variação percentual das variáveis independentes. Como resultados da pesquisa, observou-se um baixo nível de divulgação de índices voluntários incrementais, apresentando um percentual médio de 19% de divulgação, e atingindo um nível máximo de 64% de índices de divulgação incremental voluntária. A pesquisa encontrou uma forte relação dos Indicadores de Divulgação Voluntária com a variação da Rentabilidade e do Tamanho das empresas, em contraste, no que se refere aos níveis de risco não houve associação significativa. O estudo provou que empresas tendem a sinalizar através de seus indicadores de performance voluntários quando ocorre uma queda no desempenho. Assim, através dos resultados do estudo, verificou-se que empresas divulgam informação na busca reduzir a assimetria informacional para convencer aos seus usuários externos que estão agindo de forma otimizada.

 Palavras - chave: Divulgação. Performance. Sinalização.


Texto completo:

| PDF 93 - 108 |


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264