Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264Resumo
Este estudo objetivou identificar a presença de mecanismos de sinalização no mercado brasileiro, por meio da divulgação de informações nos demonstrativos financeiros anuais. Para alcançar este objetivo foi desenvolvida inicialmente a análise descritiva dos dados, avaliando o nível de divulgação de índices voluntários incrementais e posteriormente analisou-se os dados coletados, por meio do software Gnu Regression, Econometrics and Time-series Libray (gretL 1.9.92), estimando-se um modelo de análise de regressão múltipla para identificar a relação entre o percentual da quantidade de indicadores de performance incrementais com variação percentual das variáveis independentes. Como resultados da pesquisa, observou-se um baixo nível de divulgação de índices voluntários incrementais, apresentando um percentual médio de 19% de divulgação, e atingindo um nível máximo de 64% de índices de divulgação incremental voluntária. A pesquisa encontrou uma forte relação dos Indicadores de Divulgação Voluntária com a variação da Rentabilidade e do Tamanho das empresas, em contraste, no que se refere aos níveis de risco não houve associação significativa. O estudo provou que empresas tendem a sinalizar através de seus indicadores de performance voluntários quando ocorre uma queda no desempenho. Assim, através dos resultados do estudo, verificou-se que empresas divulgam informação na busca reduzir a assimetria informacional para convencer aos seus usuários externos que estão agindo de forma otimizada.
Palavras - chave: Divulgação. Performance. Sinalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







