A interferência provocada pela (in)eficiência de mercado em relação a eventuais oscilações registradas no dia ex-dividendo
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i1.44237Palavras-chave:
dividendos, eficiência do mercado, setor elétrico, dia ex-dividendo, mercado de capitais.Resumo
Esta pesquisa se propõe a verificar qual a interferência provocada pela (in)eficiência de mercado em eventuais oscilações registradas no chamado dia ex-dividendo. A abordagem metodológica foi quantitativa e os atributos explorados envolveram a conceituação de eficiência de mercado, as teorias sobre a importância das políticas de dividendos nas empresas e um breve histórico do setor elétrico brasileiro, onde estão inseridas as empresas alvo da amostra que compõe este estudo. Na coleta de dados foi utilizada a base de dados Economática, para encontrar os chamados dias ex-dividendo no período de estudo, os valores de cotação na abertura e fechamento dos pregões, com objetivo de verificar eventuais oscilações dos preços dos papéis e os valores distribuídos em forma de dividendos por ação. Na análise das informações captadas com a coleta de dados foi utilizado o teste t-Student (para uma única amostra), com o objetivo checar se a média da variação das cotações de fechamento e abertura (livre de dividendos) é igual a zero, como forma de verificar a real influência da eficiência de mercado nas oscilações do dia ex-dividendo. A amostra também foi segmentada em dois grupos de estudo, de empresas com controle acionário de natureza pública e não pública. Esse contexto fez com que o resultado sofresse alterações, uma vez que alguns eventos do grupo de controle de empresas públicas ficaram muito abaixo da média geral. Por outro lado, alguns eventos se situaram muito acima da média geral e foram identificados como pertencentes ao grupo de controle de empresas não públicas. Como resultado a hipótese assumida em H0 de que o mercado é eficiente, foi rejeitada e o estudo concluiu que as oscilações de preços registradas no dia ex-dividendo são sim influenciadas pela ausência de eficiência de mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







