Uma Análise da Dimensão de Governança Corporativa nas Empresas Listadas no ISE 2014 da BM&FBovespa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.43786Palavras-chave:
Governança corporativa. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Melhores práticas de governança corporativa.Resumo
As empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE se destacam pelo enfoque em sustentabilidade, o que atrai investidores por obterem maior confiança nas informações divulgadas. Nesta direção, as melhores práticas de governança corporativa do IBGC são fundamentais por garantir a longevidade e sustentabilidade das organizações. Esta pesquisa tem por objetivos analisar as práticas de governança corporativa das empresas listadas no ISE de 2014 da BM&FBOVESPA em relação às recomendações do IBGC e compará-las com a participação das empresas no primeiro quadrimestre do ISE de 2014. Como método, utilizou-se a pesquisa quantitativa descritiva, com a pesquisa documental na coleta de dados. Foram analisados 22 questionários divulgados das 40 empresas listadas na carteira do ISE 2014, na dimensão governança corporativa. Utilizou-se dos testes estatísticos descritivos, correlação e regressão linear no software SPSS for windows. Quanto aos resultados, verificou-se a aderência das melhores práticas de governança corporativa sugeridas pelo IBGC (H1), mas a utilização das melhores práticas de governança corporativa não condicionam as empresas à melhor participação no ISE (H2).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.