TRANSPARÊNCIA NOS SITES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.42996Palavras-chave:
transparência, Lei de Acesso a Informação, accountabilityResumo
Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre transparência nos sites dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. O estudo tem como objetivo analisar a transparência na divulgação das informações relativas a gestão desses municípios, verificando se estão atendendo aos dispositivos da Lei de Acesso à Informação. A população pesquisada abrange exclusivamente os sites oficiais dos municípios do Rio de Janeiro. A análise nos sites foi realizada nos meses de março e abril de 2015. Concluiu-se que as prefeituras estão criando novas opções para ampliar o nível de transparência. Entretanto, há necessidade de um avanço maior nesse aspecto com a finalidade de atender os interesses da coletividade, garantindo o acesso a informações atualizadas e relevantes. A liberação em tempo real de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, ainda não faz parte da realidade da administração pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.