Perfil do Docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua Qualificação Acadêmica, Pedagógica e Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.38481Palavras-chave:
Ensino de Contabilidade. Qualificação docente, acadêmica, pedagógica e profissional.Resumo
A qualificação docente tem sido investigada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. No presente estudo objetivou-se identificar o perfil, em termos de qualificação acadêmica, pedagógica e profissional, dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Sul; a Universidade Federal do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria. Quanto à abordagem do problema o estudo classifica-se como quantitativo, quanto aos objetivos, exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 54 currículos lattes de docentes que ministravam aulas no curso de Ciências Contábeis das três Universidades. Os resultados revelaram que: em relação à qualificação acadêmica, a maioria dos docentes das três instituições possuía conhecimentos necessários à docência de acordo com a bibliografia consultada; quanto à formação pedagógica observou-se um reduzido número de docentes que haviam realizado algum curso complementar da área pedagógica ao longo da carreira e quanto à formação profissional pelo menos metade dos docentes das três instituições havia atuado no mercado de trabalho em alguma área contábil por pelo menos dois anos. De forma geral, os achados desta pesquisa sinalizam que ainda é preciso investir em qualificações acessórias, sobretudo nos âmbitos acadêmico e pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.