Perfil do Docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua Qualificação Acadêmica, Pedagógica e Profissional

Autores

  • Ana Neles Chaves Perazo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Debora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.38481

Palavras-chave:

Ensino de Contabilidade. Qualificação docente, acadêmica, pedagógica e profissional.

Resumo

A qualificação docente tem sido investigada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. No presente estudo objetivou-se identificar o perfil, em termos de qualificação acadêmica, pedagógica e profissional, dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Sul; a Universidade Federal do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria. Quanto à abordagem do problema o estudo classifica-se como quantitativo, quanto aos objetivos, exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 54 currículos lattes de docentes que ministravam aulas no curso de Ciências Contábeis das três Universidades. Os resultados revelaram que: em relação à qualificação acadêmica, a maioria dos docentes das três instituições possuía conhecimentos necessários à docência de acordo com a bibliografia consultada; quanto à formação pedagógica observou-se um reduzido número de docentes que haviam realizado algum curso complementar da área pedagógica ao longo da carreira e quanto à formação profissional pelo menos metade dos docentes das três instituições havia atuado no mercado de trabalho em alguma área contábil por pelo menos dois anos. De forma geral, os achados desta pesquisa sinalizam que ainda é preciso investir em qualificações acessórias, sobretudo nos âmbitos acadêmico e pedagógico.

Biografia do Autor

Ana Neles Chaves Perazo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Debora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do PPGA/ICEAC da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP

Professora do PPGA/ICEAC da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP

Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Chaves Perazo, A. N., Machado, D. G., da Cruz, A. P. C., & Quintana, A. C. (2016). Perfil do Docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua Qualificação Acadêmica, Pedagógica e Profissional. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 8(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.38481