IMPACTOS DO IMPAIRMENT TEST NAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS E NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DAS 50 MAIORES COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i2.37402Palavras-chave:
Impairment test. Informações Contábeis. Indicadores de Desempenho. Valor Recuperável. Gerenciamento de resultados.Resumo
Este artigo objetiva evidenciar os impactos gerados pelo reconhecimento das perdas por redução ao valor recuperável de ativos, nas variáveis contábeis e indicadores de desempenho das 50 maiores companhias – por faturamento – listadas na BM&FBOVESPA. Foram analisadas as demonstrações financeiras de 2010 a 2012. Observou-se que apenas 19 empresas reconheceram perdas por redução ao valor recuperável em ao menos um dos três períodos analisados. Adicionalmente, foram verificadas as variações provocadas no Ativo Total, Patrimônio Líquido, Lucro Líquido e nos indicadores de desempenho – Endividamento Geral, Margem EBIT e Margem Líquida. Os maiores efeitos do Impairment test foram constatados sobre o Lucro Líquido e o Patrimônio Líquido. Ademais, considerando que 38% da amostra utilizou o referido teste, houve um indicativo de avanço na representação dos valores de venda dos ativos, trazendo, a princípio, uma melhora na qualidade informacional para os usuários. Todavia, a subjetividade envolvida no processo, em relação ao valor justo e ao valor em uso, pode ensejar práticas de gerenciamento de resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







