AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo multicaso em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.36772Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho Organizacional. Mensuração de Resultados. Pequenas e Médias Empresas.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho realizado em pequenas e médias empresas, especificamente em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, com base nos elementos-chave apresentados por Waggoner, Neely e Kennerley (1999). O estudo foi realizado por meio de entrevistas aos gestores das referidas organizações, cujos dados foram analisados estatisticamente, com posterior realização de um teste de hipóteses. Embora os gestores afirmem que não implementaram nenhum modelo de avaliação de desempenho abordado na literatura, em razão do desconhecimento da existência das ferramentas e/ou dos benefícios gerados, constatou-se que o processo realizado nessas organizações contemplam os elementos-chave de Waggoner, Neely e Kennerley (1999). Os resultados demonstram que a avaliação de desempenho é útil e necessária também às empresas pequenas e médias empresas, assegurando o cumprimento do planejamento organizacional, subsidiando o controle gerencial, possibilitando a arguição da relação de causa e efeito do desempenho organizacional, fornecendo informações úteis e tempestivas, facilitando a análise crítica do desempenho global da empresa e permitindo a relação entre o desempenho passado, presente e esperado para futuro da organização. Quanto aos indicadores utilizados, constatou-se que as organizações utilizam indicadores financeiros e não financeiros, como rentabilidade, liquidez, faturamento, participação no mercado e ações socioambientais. Conclui-se que avaliação de desempenho é útil e necessária às empresas, independentemente do porte, pois asseguram o planejamento organizacional, suprem necessidades gerenciais e auxilia na de tomada de decisões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







