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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo multicaso em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas

Thalyson Renan Bitencourt Machado, Geovane Paulo Sornberger, Fernanda Mosseline Josende Coan

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho realizado em pequenas e médias empresas, especificamente em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, com base nos elementos-chave apresentados por Waggoner, Neely e Kennerley (1999). O estudo foi realizado por meio de entrevistas aos gestores das referidas organizações, cujos dados foram analisados estatisticamente, com posterior realização de um teste de hipóteses. Embora os gestores afirmem que não implementaram nenhum modelo de avaliação de desempenho abordado na literatura, em razão do desconhecimento da existência das ferramentas e/ou dos benefícios gerados, constatou-se que o processo realizado nessas organizações contemplam os elementos-chave de Waggoner, Neely e Kennerley (1999). Os resultados demonstram que a avaliação de desempenho é útil e necessária também às empresas pequenas e médias empresas, assegurando o cumprimento do planejamento organizacional, subsidiando o controle gerencial, possibilitando a arguição da relação de causa e efeito do desempenho organizacional, fornecendo informações úteis e tempestivas, facilitando a análise crítica do desempenho global da empresa e permitindo a relação entre o desempenho passado, presente e esperado para futuro da organização. Quanto aos indicadores utilizados, constatou-se que as organizações utilizam indicadores financeiros e não financeiros, como rentabilidade, liquidez, faturamento, participação no mercado e ações socioambientais. Conclui-se que avaliação de desempenho é útil e necessária às empresas, independentemente do porte, pois asseguram o planejamento organizacional, suprem necessidades gerenciais e auxilia na de tomada de decisões.

Palavras-chave


Avaliação de Desempenho Organizacional. Mensuração de Resultados. Pequenas e Médias Empresas.

Texto completo:

| PDF 21-37 |


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v7i3.36772