AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo multicaso em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas

Autores

  • Thalyson Renan Bitencourt Machado Faculdade Católica do Tocantins
  • Geovane Paulo Sornberger Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Fernanda Mosseline Josende Coan Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.36772

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho Organizacional. Mensuração de Resultados. Pequenas e Médias Empresas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho realizado em pequenas e médias empresas, especificamente em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, com base nos elementos-chave apresentados por Waggoner, Neely e Kennerley (1999). O estudo foi realizado por meio de entrevistas aos gestores das referidas organizações, cujos dados foram analisados estatisticamente, com posterior realização de um teste de hipóteses. Embora os gestores afirmem que não implementaram nenhum modelo de avaliação de desempenho abordado na literatura, em razão do desconhecimento da existência das ferramentas e/ou dos benefícios gerados, constatou-se que o processo realizado nessas organizações contemplam os elementos-chave de Waggoner, Neely e Kennerley (1999). Os resultados demonstram que a avaliação de desempenho é útil e necessária também às empresas pequenas e médias empresas, assegurando o cumprimento do planejamento organizacional, subsidiando o controle gerencial, possibilitando a arguição da relação de causa e efeito do desempenho organizacional, fornecendo informações úteis e tempestivas, facilitando a análise crítica do desempenho global da empresa e permitindo a relação entre o desempenho passado, presente e esperado para futuro da organização. Quanto aos indicadores utilizados, constatou-se que as organizações utilizam indicadores financeiros e não financeiros, como rentabilidade, liquidez, faturamento, participação no mercado e ações socioambientais. Conclui-se que avaliação de desempenho é útil e necessária às empresas, independentemente do porte, pois asseguram o planejamento organizacional, suprem necessidades gerenciais e auxilia na de tomada de decisões.

Biografia do Autor

Thalyson Renan Bitencourt Machado, Faculdade Católica do Tocantins

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Controladoria Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO).

Geovane Paulo Sornberger, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Fernanda Mosseline Josende Coan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Machado, T. R. B., Sornberger, G. P., & Coan, F. M. J. (2015). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo multicaso em concessionárias de máquinas e implementos agrícolas. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 7(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.36772