A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS SOBRE A VOLATILIDADE DAS AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.36698Palavras-chave:
Política de dividendos, Investimento, Volatilidade.Resumo
De modo a analisar a relação entre a política de dividendos e o risco das ações, mensurada pela variação nos preços, este artigo teve por objetivo verificar como a volatilidade do preço das ações negociadas na BM&FBOVESPA é influenciada pela política de dividendos das corporações. Para o desenvolvimento do estudo, fez-se uso da análise de regressão em corte transversal, onde a amostra final é composta por 914 empresas não financeiras, pagadoras de dividendos e listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2000 a 2012. Para examinar a relação entre a política de dividendos e a volatilidade das ações, foram utilizadas duas variáveis explicativas: dividend yield e o índice payout. Adicionalmente, utilizou-se como variáveis de controle a variável tamanho, a volatilidade dos lucros, a dívida de longo prazo e o crescimento dos ativos. O modelo econométrico utilizou a abordagem proposta por Baskin (1989). Como resultados principais, verificou-se que a política de dividendos no Brasil demonstrou-se significante na determinação da volatilidade, evidenciando que quanto mais elevado o dividend yield, menor o risco a ser enfrentado pelo acionista. Adicionalmente, como esperado, observou-se que o tamanho influenciou negativamente as oscilações do preço das ações, enquanto que a dívida de longo prazo e o crescimento dos ativos demonstraram um efeito direto sobre a volatilidade do preço das ações. Já as variáveis índice payout e volatilidade dos lucros não apresentaram significância estatística. Por fim, esta pesquisa contribui com novas evidências empíricas, pois fornece informações relevantes sobre o risco para os investidores que utilizam a estratégia de dividendos para investir no mercado acionário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







