PERCEPÇÕES DOS GESTORES ORGANIZACIONAIS ACERCA DO INVESTIMENTO NA QUALIFICAÇÃO DE SEUS COLABORADORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i2.34310Palavras-chave:
Educação Profissional, Mestrado Profissional, Capital HumanoResumo
Buscou-se investigar a opinião dos gestores organizacionais, quanto aos resultados do investimento realizado para qualificação de seus colaboradores no mestrado profissional, tendo em vista que são estes os principais responsáveis pela decisão de investir no capital humano. Para o alcance do objetivo proposto, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, sendo utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, mediante um estudo de caso no Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (MPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas com os gestores organizacionais de onze empresas, selecionadas por terem investido na qualificação de pelo menos três colaboradores, nas turmas de 2003 a 2009. Foi também analisada a trajetória dos egressos, cujos dados foram disponibilizados pela coordenação do MPAC. Os resultados evidenciam, quanto à trajetória dos egressos, que a maioria dos pesquisados procedem de organizações privadas e contam com mais mobilidade entre três opções ocupacionais (assalariados não docentes, empreendedores e docentes). Já as opiniões dos gestores enfatizam que o mestrado proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento da organização e de seus colaboradores, contribuindo para seu crescimento. Conclui-se que, na avaliação dos gestores, os colaboradores se tornaram mais produtivos, ensejando benefícios para si próprios e para a organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).