Transparência das maiores organizações não governamentais mundiais por meio de portais eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i3.33305Resumo
O estudo teve por objetivo investigar a capacidade dos portais eletrônicos das maiores ONGs mundiais enquanto promotores de construção de transparência. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo-descritivo. O universo compreendeu as 100 maiores ONGs do mundo, segundo a revista Global. Em termos de instrumento de avaliação, considerou-se o instrumento proposto por Rodríguez, Pérez e Godoy (2012). Conclui-se que os portais eletrônicos das ONGs são potencialmente capazes em proporcionar condições para a transparência. As principais ações estão relacionadas às atividades realizadas e as pessoas que as realizam. Poucas ações apresentaram transparência no sentido econômico, corroborando a tendência encontrada por Gutiérrez-Nieto, Fuertes-Callén e Serrano-Cinca (2008) e por Rodríguez, Pérez e Godoy (2012).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).