Retornos Anormais das Ações Pós-Pagamento de Dividendos: Um Estudo Empírico no Mercado Brasileiro a partir de 2009
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i2.30205Palavras-chave:
Retorno Anormal, Dividendos, Política de DividendosResumo
O trabalho teve como objetivo analisar a relação entre o dividend yield e o retorno anormal acumulado no período pós-pagamento de dividendos, considerando instabilidade econômica. Utilizou-se metodologia similar à Novis Neto e Saito (2003) e Kuronuma et al. (2004). Os resultados indicam que a diferença dos retornos anormais acumulados do grupo com alto dividend yield para o grupo com baixo foi estatisticamente insignificante para o período analisado, o que vai contra os resultados encontrados anteriormente. O trabalho sugere que a relevância do dividend yield para o retorno das ações não pode ser explicado unicamente pelo efeito fiscal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).