ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) E DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30188Palavras-chave:
Desempenho Financeiro. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Regressão LogísticaResumo
Em virtude da crescente demanda do governo, sociedade e demais stakeholders por políticas sócio-ambientais e de sustentabilidade, tornou-se inquestionável a importância da adoção dessas políticas dentro das empresas. Neste aspecto, surgiu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), um indicador que mede o retorno de uma carteira composta por ações de empresas classificadas como socialmente responsáveis e de ampla sustentabilidade empresarial. As empresas contidas nesse indicador são reconhecidas por seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e por práticas em projetos sociais, além da inserção do tema em suas estratégias organizacionais. Devido à importância do setor florestal para a economia brasileira, a presente pesquisa objetivou analisar os efeitos do desempenho financeiro das empresas desse setor (indústrias de papel e celulose) sobre a probabilidade de que as mesmas façam parte do ISE. Para tanto, utilizou-se um modelo de regressão Logística que contempla, como variáveis explicativas, diferentes indicadores financeiros de 20 empresas do ramo florestal, no ano de 2010. Os resultados apontaram que indicadores de desempenho financeiro como Liquidez Corrente e Ebitda influenciam positivamente a probabilidade de uma empresa produtora de papel e celulose fazer parte do ISE. Deste modo, pôde-se verificar a existência de um possível ciclo entre políticas sócio-ambientais e de sustentabilidade empresarial com desempenho financeiro dentro do setor florestal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







