JOGOS DE EMPRESAS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30032Palavras-chave:
Jogos de Empresas. Aprendizagem. Contabilidade Empresarial.Resumo
A necessidade de aprender nasce como inerência do ser humano. Ambos caminham juntos no processo de evolução do conhecimento e, dessa forma, métodos de educação se tornam obsoletos, surgindo a necessidade de aperfeiçoá-los. O processo de aprendizagem deve acompanhar o avanço da tecnologia e do conhecimento, para que o futuro profissional seja capaz de se adaptar às necessidades do universo empresarial. A transposição da teoria adquirida para aplicação dentro de um ambiente empresarial passa pela necessidade de exercitar seus conhecimentos no próprio mercado, que é competitivo e não perdoa erros. Portanto, este artigo busca investigar a importância dos Jogos de Empresas para o ensino, visto que, é dada a possibilidade de simular um ambiente empresarial semelhante ao real, fazendo o aluno vivenciar o dia-a-dia das empresas num ambiente seguro. Por meio de pesquisa com coordenadores, professores e alunos de cursos de graduação em Ciências Contábeis, constatou-se a opinião de que essa disciplina possibilita desenvolver habilidades gerenciais, compreensão do trabalho em equipe e a importância deste como instrumento de treinamento em tomadas de decisões gerenciais. Percebeu-se, também, o fato de que os Jogos, assim como o computador, representam ferramentas de apoio, cuja eficácia depende da maneira como será utilizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







