JOGOS DE EMPRESAS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Ruth Gonçalves Duarte Universidade de Fortaleza
  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza
  • Maria Clara Cavalcante Bugarim Universidade de Fortaleza
  • Diana Macedo Matos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30032

Palavras-chave:

Jogos de Empresas. Aprendizagem. Contabilidade Empresarial.

Resumo

A necessidade de aprender nasce como inerência do ser humano. Ambos caminham juntos no processo de evolução do conhecimento e, dessa forma, métodos de educação se tornam obsoletos, surgindo a necessidade de aperfeiçoá-los. O processo de aprendizagem deve acompanhar o avanço da tecnologia e do conhecimento, para que o futuro profissional seja capaz de se adaptar às necessidades do universo empresarial. A transposição da teoria adquirida para aplicação dentro de um ambiente empresarial passa pela necessidade de exercitar seus conhecimentos no próprio mercado, que é competitivo e não perdoa erros. Portanto, este artigo busca investigar a importância dos Jogos de Empresas para o ensino, visto que, é dada a possibilidade de simular um ambiente empresarial semelhante ao real, fazendo o aluno vivenciar o dia-a-dia das empresas num ambiente seguro. Por meio de pesquisa com coordenadores, professores e alunos de cursos de graduação em Ciências Contábeis, constatou-se a opinião de que essa disciplina possibilita desenvolver habilidades gerenciais, compreensão do trabalho em equipe e a importância deste como instrumento de treinamento em tomadas de decisões gerenciais. Percebeu-se, também, o fato de que os Jogos, assim como o computador, representam ferramentas de apoio, cuja eficácia depende da maneira como será utilizada.

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Duarte, R. G., Machado, D. de Q., Matos, F. R. N., Bugarim, M. C. C., & Matos, D. M. (2012). JOGOS DE EMPRESAS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 4(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30032