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JOGOS DE EMPRESAS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ruth Gonçalves Duarte, Diego de Queiroz Machado, Fátima Regina Ney Matos, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Diana Macedo Matos

Resumo


A necessidade de aprender nasce como inerência do ser humano. Ambos caminham juntos no processo de evolução do conhecimento e, dessa forma, métodos de educação se tornam obsoletos, surgindo a necessidade de aperfeiçoá-los. O processo de aprendizagem deve acompanhar o avanço da tecnologia e do conhecimento, para que o futuro profissional seja capaz de se adaptar às necessidades do universo empresarial. A transposição da teoria adquirida para aplicação dentro de um ambiente empresarial passa pela necessidade de exercitar seus conhecimentos no próprio mercado, que é competitivo e não perdoa erros. Portanto, este artigo busca investigar a importância dos Jogos de Empresas para o ensino, visto que, é dada a possibilidade de simular um ambiente empresarial semelhante ao real, fazendo o aluno vivenciar o dia-a-dia das empresas num ambiente seguro. Por meio de pesquisa com coordenadores, professores e alunos de cursos de graduação em Ciências Contábeis, constatou-se a opinião de que essa disciplina possibilita desenvolver habilidades gerenciais, compreensão do trabalho em equipe e a importância deste como instrumento de treinamento em tomadas de decisões gerenciais. Percebeu-se, também, o fato de que os Jogos, assim como o computador, representam ferramentas de apoio, cuja eficácia depende da maneira como será utilizada.


Palavras-chave


Jogos de Empresas. Aprendizagem. Contabilidade Empresarial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30032