INVESTIMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: EVIDENCIAÇÃO POR MEIO DE BALANÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i2.24639Palavras-chave:
Balanço Social, Investimentos Sociais, Ambientais, Instituições financeiras.Resumo
Existem alguns modelos de Balanço Social que podem ser utilizados pelas entidades para divulgação de informações de natureza social e ambiental, embora nenhum dos modelos existentes seja obrigatório no Brasil. O modelo de Balanço Social estudado nesta pesquisa é o modelo IBASE. O objetivo desta pesquisa é responder quais foram os avanços e retrocessos de investimentos sociais e ambientais de uma instituição financeira segundo seu Balanço Social. Esta pesquisa foi classificada como um levantamento, baseado em dados secundários, com análise quali-quantitativa das informações. A empresa analisada foi uma das maiores instituições financeiras no Brasil e este trabalho analisou os investimentos desta instituição entre os anos de 2002 e 2007, quando a empresa sofreu uma fusão. Os resultados apontam que existe uma correlação moderada, correlação forte e até correlação perfeita positiva entre itens Receita Líquida, Resultado Operacional e Folha de Pagamento Bruta com os Indicadores Sociais Internos e Indicadores Sociais Externos; o mesmo não é observado quando analisados em relação aos os Indicadores Ambientais que apresenta uma correlação fraca positiva.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.