A RELEVÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i1.21490Palavras-chave:
Agronegócio, custos, controle contábil, planejamento agrícolaResumo
O presente estudo teve por o objetivo verificar a aderência à utilização de controles pelos gestores do agronegócio de pequenas e médias propriedades rurais para a gestão de suas atividades. A questão norteadora deste estudo era se os gestores das pequenas e médias empresas rurais utilizam de controles na gestão de suas atividades para tomar decisões ao realizarem investimentos. A pesquisa teve um caráter exploratório descritivo e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a pequenos e médios produtores rurais da região oeste do estado do Paraná. Os resultados evidenciam que poucos produtores utilizam controles para a gestão de suas atividades. Constatou-se que ainda há uma resistência muito grande para adotar a contabilidade como ferramenta de gestão. Conclui-se, portanto, que há necessidade de uma maior conscientização dos pequenos e médios produtores rurais quanto aos benefícios que o gerenciamento contábil poderia trazer para o sucesso das suas atividades agropecuárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







