A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS ÁUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.20661Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Institucionalização.Resumo
Grande parte das instituições de ensino superior passou a adotar o uso dos recursos áudio-visuais em sala de aula por ser considerado por muitos atores ligados à educação como um facilitador e acelerador do processo de ensino. O uso de tais recursos é também legitimado pelo Ministério da Educação, ao aceitá-lo como critério positivo nos seus processos de avaliação. No entanto, poucos estudos são conduzidos com o intuito de constatar a eficiência do uso desse recurso e a sua influência na motivação e desempenho do estudante. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é verificar como os estudantes têm utilizado tais recursos áudiovisuais em sala de aula e a importância que é a ele atribuído. A pesquisa tem como pano de fundo a teoria institucional de base sociológica e a amostra foi composta por 90 alunos dos cursos da área de ciências sociais aplicadas e os resultados foram tratados estatisticamente pelo software SPSS, por meio de teste estatístico paramétrico. Os resultados encontrados no presente pesquisa, claramente apontam para a institucionalização do uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. No entanto, os mesmos resultados apontam para uma falha no sistema, pois o estudante passa a considerar aquele conhecimento em tópicos (característico das apresentações), e muitas vezes parcial, como suficiente para sua formação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







