A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS ÁUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Janes Mendes Ferreira Universidade Estadual de Ponto Grossa
  • Marystela Assis Baratter Universidade Federal do Paraná
  • Mayla Cristina Costa Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Engelbert Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.20661

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Institucionalização.

Resumo

Grande parte das instituições de ensino superior passou a adotar o uso dos recursos áudio-visuais em sala de aula por ser considerado por muitos atores ligados à educação como um facilitador e acelerador do processo de ensino. O uso de tais recursos é também legitimado pelo Ministério da Educação, ao aceitá-lo como critério positivo nos seus processos de avaliação. No entanto, poucos estudos são conduzidos com o intuito de constatar a eficiência do uso desse recurso e a sua influência na motivação e desempenho do estudante. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é verificar como os estudantes têm utilizado tais recursos áudiovisuais em sala de aula e a importância que é a ele atribuído. A pesquisa tem como pano de fundo a teoria institucional de base sociológica e a amostra foi composta por 90 alunos dos cursos da área de ciências sociais aplicadas e os resultados foram tratados estatisticamente pelo software SPSS, por meio de teste estatístico paramétrico. Os resultados encontrados no presente pesquisa, claramente apontam para a institucionalização do uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. No entanto, os mesmos resultados apontam para uma falha no sistema, pois o estudante passa a considerar aquele conhecimento em tópicos (característico das apresentações), e muitas vezes parcial, como suficiente para sua formação.

Como Citar

Ferreira, J. M., Baratter, M. A., Costa, M. C., & Engelbert, R. (2010). A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS ÁUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 2(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.20661