AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE TEXTOS NARRATIVOS DE FATOS RELEVANTES NO PREÇO DAS AÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i2.19460Palavras-chave:
Fatos Relevantes, Estudo de Eventos, Companhias Abertas, Retorno de AçõesResumo
As decisões da administração das companhias abertas, capazes de interferir nas escolhas de acionistas, investidores, credores e demais interessados em seu desempenho, são consideradas fatos relevantes e devem ser divulgadas à medida que ocorrem, não se sujeitando a uma periodicidade específica. Como tais comunicações costumam apresentar-se sob a forma de narrativa, sem um formato pré-estabelecido, e não sofrem auditoria, é possível questionar se a linguagem utilizada nestas divulgações é capaz de interferir no valor das ações em negociação. Para investigar esta possível influência, empregou-se a metodologia de estudo de eventos para avaliar o comportamento do preço de negociação de ações de companhias abertas na Bolsa de Valores de São Paulo durante os anos de 2006 e 2007. Fatos relevantes divulgados durante estes dois anos foram extraídos dos arquivos da BOVESPA e Comissão de Valores Mobiliários e classificados, subjetivamente, em otimistas, pessimistas ou neutros, de acordo com a linguagem empregada em suas narrativas. Assim, foram investigados os comportamentos dos retornos anormais das ações referentes a 419 fatos otimistas e 79 pessimistas em períodos anteriores e posteriores às suas publicações pessimistas em períodos anteriores e posteriores às suas publicações. Observou-se uma tendência geral ao decréscimo no retorno anormal de companhias após a divulgação de fatos pessimistas, enquanto os retornos anormais ligados a fatos otimistas apresentaram variações pouco significativas. Tais observações apontam para o conservadorismo do mercado financeiro ao considerar boas e más notícias com cautela, dando maior importância aos anúncios pessimistas que aos otimistas, além de distinguir o conteúdo da linguagem nas comunicações a que é exposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







