AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE TEXTOS NARRATIVOS DE FATOS RELEVANTES NO PREÇO DAS AÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • César Augusto Tibúrcio Silva UnB/UFPB/UFRN
  • Eliane da Silva Felipe UnB/UFPB/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v2i2.19460

Palavras-chave:

Fatos Relevantes, Estudo de Eventos, Companhias Abertas, Retorno de Ações

Resumo

As decisões da administração das companhias abertas, capazes de interferir nas escolhas de acionistas, investidores, credores e demais interessados em seu desempenho, são consideradas fatos relevantes e devem ser divulgadas à medida que ocorrem, não se sujeitando a uma periodicidade específica. Como tais comunicações costumam apresentar-se sob a forma de narrativa, sem um formato pré-estabelecido, e não sofrem auditoria, é possível questionar se a linguagem utilizada nestas divulgações é capaz de interferir no valor das ações em negociação. Para investigar esta possível influência, empregou-se a metodologia de estudo de eventos para avaliar o comportamento do preço de negociação de ações de companhias abertas na Bolsa de Valores de São Paulo durante os anos de 2006 e 2007. Fatos relevantes divulgados durante estes dois anos foram extraídos dos arquivos da BOVESPA e Comissão de Valores Mobiliários e classificados, subjetivamente, em otimistas, pessimistas ou neutros, de acordo com a linguagem empregada em suas narrativas. Assim, foram investigados os comportamentos dos retornos anormais das ações referentes a 419 fatos otimistas e 79 pessimistas em períodos anteriores e posteriores às suas publicações pessimistas em períodos anteriores e posteriores às suas publicações. Observou-se uma tendência geral ao decréscimo no retorno anormal de companhias após a divulgação de fatos pessimistas, enquanto os retornos anormais ligados a fatos otimistas apresentaram variações pouco significativas. Tais observações apontam para o conservadorismo do mercado financeiro ao considerar boas e más notícias com cautela, dando maior importância aos anúncios pessimistas que aos otimistas, além de distinguir o conteúdo da linguagem nas comunicações a que é exposto.

Publicado

2010-12-01

Como Citar

Silva, C. A. T., & Felipe, E. da S. (2010). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE TEXTOS NARRATIVOS DE FATOS RELEVANTES NO PREÇO DAS AÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 2(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v2i2.19460