CONSERVADORISMO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES CHINESAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i1.18512Palavras-chave:
Contabilidade Internacional. China. Indicador de Conservadorismo. Convergência Contábil.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de convergência entre as normas contábeis emitidas pela China e as normas internacionais do IASB (International Accounting Standard Board). Para fins dessa proposta, comparamos os padrões locais e os internacionais, com a finalidade de verificar a harmonia dos resultados sob as normas contábeis da China e as internacionais, sendo utilizadas as reconciliações do lucro líquido, em conformidade com os padrões internacionais de contabilidade editados pelo IASB. Assim, utilizou-se um indicador de “conservadorismo”, e um indicador parcial de conservadorismo, que serviram de parâmetros para a comparabilidade dos resultados obtidos pelos padrões locais e internacionais. A análise revelou que as normas chinesas apresentam divergências quando comparadas aos padrões do IASB. Entretanto, para confirmar estas divergências, utilizamos o indicador de “conservadorismo” para ratificar ou não a aderência da convergência às normas internacionais. Este indicador mostrou que a amostra das empresas pesquisadas, quando utilizam as normas chinesas, resulta em um lucro mais conservador em relação ao resultado reconciliado com os padrões internacionais editados pelo IASB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







