EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS PELAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTATIBILIDADE EMPRESARIAL - ISE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i1.18290Palavras-chave:
Gestão Ambiental. Contabilidade Ambiental. Evidenciação Contábil.Resumo
O objetivo do artigo é analisar as informações ambientais que são evidenciadas nas demonstrações contábeis das empresas participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, da Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA, nos segmentos de Energia Elétrica, Química e Siderurgia e Metalurgia, nos períodos de 2007 e 2008. A análise das demonstrações contábeis publicadas pelas 13 empresas pesquisadas teve a finalidade de verificar quais informações ambientais são evidenciadas e de que forma são apresentadas. A motivação do estudo advém do reconhecimento da importância da evidenciação das informações ambientais como forma de prestar contas a todos os stakeholders, visando tanto a correta análise da gestão ambiental pela sociedade como a captação de novos investidores. O presente estudo classifica-se como aplicado, exploratório e descritivo. Trata-se de uma pesquisa documental em relação aos procedimentos de coleta de dados, e qualitativa em sua análise. Os principais resultados indicam que o Balanço Social é utilizado por todas as empresas para divulgação de seus gastos ambientais, apresentando indicadores específicos. O Relatório de Administração aparece logo após, utilizado pela maioria das empresas também para este fim. Já as Notas Explicativas são utilizadas por apenas uma terça parte das empresas. Apesar da evidenciação do envolvimento das empresas, observa-se que a utilização de indicadores ambientais ainda é pouco explorada nestes segmentos empresariais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







