MODELO PARA CÁLCULO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE FERRAMENTAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Autores

  • Antonio Henriques de Araujo Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Pedro Pereia Nunes Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Isabel Cristina dos Santos Universidade de Taubaté
  • José Glênio Medeiros de Barros Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15817

Palavras-chave:

Custeio por Atividade. Modelo de Custeio. Manutenção de Ferramentas de Perfuração de Petróleo

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um modelo de custeio por atividade para estimar os custos de manutenção de ferramentas utilizadas na perfuração de poços de petróleo. Procura-se demonstrar a exeqüibilidade da aplicação de um sistema de custeio baseado em atividades, que permite apurar com maior precisão o custo dos processos produtivos de uma empresa de serviços por meio do custeio das suas atividades e dos seus processos produtivos. O trabalho foi desenvolvido como um estudo de caso, a partir de pesquisa de campo em uma empresa de manutenção de ferramentas com atuação no norte do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa demonstrou que o custeio por atividades pode ser empregado como ferramenta de tomada de decisão possibilitando sua utilização, tanto para gestão de custos como para racionalização das atividades produtivas e não produtivas, ao permitir reconhecer a real agregação de valor das atividades aos produtos/serviço prestado.

Biografia do Autor

Antonio Henriques de Araujo Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Assistente Doutor da Faculdade de Tecnologia – Resende (RJ), no Departamento de Produção

Pedro Pereia Nunes Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Tecnologia – Resende (RJ)

Isabel Cristina dos Santos, Universidade de Taubaté

Professora Assistente Doutora do Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

José Glênio Medeiros de Barros, Universidade de Taubaté

Professor Assistente Doutor do Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Como Citar

de Araujo Júnior, A. H., Nunes Filho, P. P., dos Santos, I. C., & Medeiros de Barros, J. G. (2009). MODELO PARA CÁLCULO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE FERRAMENTAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 1(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15817