Devenir de la Vida y Trascendencia Histórica: las vías abiertas del diálogo de saberes
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v50i0.66619Palavras-chave:
ontología de la vida, racionalidad ambiental, ecología política, diálogo de saberesResumo
El diálogo de saberes será pensado en este contexto en su carácter ontológico –más allá de un enfoque o un método epistemológico trans-disciplinario–, como el concepto de una nueva filosofía política de la historia que deconstruye al idealismo trascendental (de Kant, Hegel y Husserl) y a la dialéctica de la historia de Marx, abriendo la historia el encuentro conflictivo entre diferentes matrices de racionalidad y seres culturales, a través del cual se conduce estratégicamente, en una ética política de la vida, la construcción de un futuro sustentable: en la inmanencia y dentro de las condiciones –termodinámicas y ecológicas; simbólicas y culturales– propias de la vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.