Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal: perspectivas para a América Latina e Caribe

Autores

  • Rodrigo Pereira Medeiros Centro de Estudos do Mar (CEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontal do Sul, PR, Brasil.
  • Thiago Zagonel Serafini Departamento de Ciências do Mar (DCMar), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, SP, Brasil.
  • Patrick McConney Centre for Resource Management and Environmental Studies (CERMES), University of the West Indies, Barbados.

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.38819

Palavras-chave:

cogestão, gestão colaborativa, enfoque ecossistêmico, pesca de pequena escala, América Latina, Caribe

Resumo

Apesar da reconhecida importância da pesca artesanal ou de pequena escala para a diversidade de modos de vida e segurança alimentar, ainda há a necessidade de melhor compreensão da sua dinâmica social e ecológica. Este artigo compreende uma síntese dos principais resultados da edição “Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal”, publicada nesta revista. As contribuições abordaram o conceito de ecosystem stewardship em três dimensões: impactos, monitoramento e stewardship. Os resultados indicam que ecosystem stewardship compreende ações colaborativas para promover: i) novas perspectivas de gestão da pesca artesanal; ii) uma perspectiva mais abrangente sobre gestores e atores da gestão – como responsáveis na implementação destas novas abordagens; e iii) um ambiente institucional apropriado a partir de parcerias, formação de redes, comunicação e ação coletiva. Esta edição é um dos produtos do Grupo de Trabalho 4 - “Enhancing Stewardship” - do projeto Too Big to Ignore (TBTI). TBTI é uma rede internacional de pesquisa e mobilização de conhecimento formada para melhor compreender a contribuição da pesca artesanal para a segurança alimentar e a redução da pobreza, bem como os impactos associados com mudanças globais, a partir do esforço de trabalho colaborativo em diferentes regiões.

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Medeiros, R. P., Serafini, T. Z., & McConney, P. (2014). Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal: perspectivas para a América Latina e Caribe. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 32. https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.38819

Edição

Seção

Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal