Educação ambiental: origens, reformulações e avanços no ensino e na pesquisa da pós-graduação o caso do Doutorado MADE-UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3097Palavras-chave:
educação ambiental, curso de doutorado, epistemologia, ensino e pesquisa na pósgraduação, environmental education, doctoral program, epistemology, graduate-level teaching and research.Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer uma abordagem sobre aspectos das origens e avanços da Educação Ambiental no contexto do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. Buscamos expor as primeiras idéias que geraram outras e permitiram construir o Programa Interdisciplinar do Doutorado, o projeto, o plano de ensino com as primeiras ementas, os conteúdos socioambientais e da educação trabalhados no ensino e na pesquisa do referido curso. A epistemologia da EA privilegiou a construção de conhecimentos, no momento em que o mundo, o meio ambiente e a educação oscilam entre a modernidade e a pós-modernidade. Infere-se que a EA apresenta uma produção de conhecimento emergente e que a ciência, frente às novas tendências, trata das complexidades do mundo e das complexidades ambientais interdisciplinarmente.
Environmental education: origins, reformulations and advances in graduate-level teaching and research − the Ph.D case MADE-UFPR
Abstract
This article aims at approaching some aspects of the origins and advances made in environmental education within the context of a doctoral program about the environment and development, at UFPR (Federal University of Paraná). We tried to present the initial ideas that, having led to others, allowed us to set up the doctoral programs interdisciplinary content, the project, the teaching plan with its first adjustments, the socio-environmental and educational contents developed for teaching and carrying out research. The epistemology of environmental education privileged the construction of knowledge at a time when the world, the environment, and education are swinging between modernity and post-modernity. It is inferred that environmental education presents an emerging production of knowledge and that science, facing the new trends, addresses the complexities of the world and the environmental complexities in an interdisciplinary way.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.