Sentir o Paraíso no Pantanal: reflexões sobre percepção e valoração ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v7i0.3049Palavras-chave:
Pantanal, paraíso turístico, ecoturismo, percepção ambiental, valoração ambiental, touristic paradise, eco-tourism, environment perception, environment valoration.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de construção do mito gerado acerca do ambiente e da paisagem do Pantanal, devidamente percebidos e valorados como modelos de paraíso terrestre, para serem usufruídos pela atividade turística. Portanto, acredita-se ser necessário desvelar o mito de Pantanal- Paraíso, assim como as contradições expressas pela expansão do turismo que se consolida na região a partir da lógica de mercado, legitimando-se através do dualismo sociedade-natureza.
Feeling Paradise in the Pantanal: some thoughts over perception and environmental values
Abstract
This paper analises the construction of the mith around the environment and the landscape of Pantanal. The mith is perceived as paradises model to be enjoyed for tourism activities. In this perspective, it unveils the mith of Pantanal-Paradise like the contradiction that emerges through expansion of tourisms activities oriented for the markets logical.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

