NaturalistaUY no Uruguai
um caso de ciência comunitária na América Latina a partir de uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v66i.95896Palavras-chave:
ciência cidadã, ciência participativa, educação ambiental, iNaturalistResumo
Nas últimas décadas, houve um grande desenvolvimento de plataformas de ciência cidadã em todo o mundo. No entanto, muitas das experiências com essas plataformas se concentram na coleta de dados de uma forma que é alheia às realidades locais. Historicamente, a América Latina parece estar posicionada de uma perspectiva diferente. Frente ao crescimento da iNaturalist na região e ao lançamento do NaturalistaUY no Uruguai, nos perguntamos se é possível usar esta plataforma para aprender e gerar novos conhecimentos que se concentrem nas realidades e necessidades das comunidades locais. Este documento apresenta uma experiência pioneira no pais, que busca situar a coleta de dados e a geração de conhecimento em um contexto sociopolítico. Como observação geral, descobrimos que a iNaturalist desperta grande interesse devido à sua natureza gratuita, participativa e baseada na comunidade. Embora a plataforma tenha uma estrutura pré-estabelecida, que pode se tornar numa limitação em alguns aspectos, seu potencial comunitário permite a apropriação coletiva.
Referências
Acselrad, H.; Mello, C. C. A.; Bezerra, G. das N. O que é justiça ambiental? Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
Arias, M. P.; Florian, A. C. A.; Herrera-Varón, Y.; Martínez-Callejas, S. J.; SantoDomingo, A. F.; Soto-Vargas, C. Aportes al conocimiento de la biodiversidad nacional. Instituto de investigación de recursos biológicos Alexander von Humboldt, 2019. Disponible en: https://reporte.humboldt.org.co/assets/docs/2019/1/105/biodiversidad-2019-105-ficha.pdf. Acceso en: mar. 2025.
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Bergós, L.; Grattarola, F.; Barreneche, J. M.; Hernández, D.; González, S. Fogones de Fauna: An Experience of participatory monitoring of wildlife in rural Uruguay. Society & Animals, 26(2), 171-185, 2018. doi: 10.1163/15685306-12341497.
Berkes, F. Traditional ecological knowledge in perspective. In: Inglis, J.T., (Ed.) Traditional ecological knowledge: Concepts and Cases. Ottawa: Canadian Museum of Nature, 1993.
Bonney, R.; Cooper, C. B.; Dickinson, J.; Kelling, S.; Phillips, T.; Rosenberg, K. V.; Shirk, J. Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, 59(11), 977-984, 2009. doi: 10.1525/bio.2009.59.11.9.
Brenes, A.; Burgueño, M.; Casas, A.; Pérez, E. (Eds.). José Luis Rebellato, intelectual radical: selección de textos. Montevideo: Extensión, Universidad de la República, 2009.
Camino, M.; Thompson, J.; Andrade, L.; Cortez, S.; Matteucci, S. D.; Altrichter, M. Using local ecological knowledge to improve large terrestrial mammal surveys, build local capacity and increase conservation opportunities. Biological Conservation, 244, 108450, 2020. doi: 10.1016/j.biocon.2020.108450.
Carabio, M.; Clavijo, C.; Cortés-Capano, G. Conservación y producción en predios privados en Uruguay: Programa refugios de vida silvestre. In: Garcia Cartagena, M.; Alonso-Yanez, G.; House-Peters, L.; Bonelli, S. (Eds.). Converging boundaries. Transdisciplinary experiences from biodiversity conservation practices in Colombia, Uruguay and Chile. Delaware: DIO Press, 2023.
CBD/COP, Conferencia de las partes – Convenio de diversidad biológica. Marco global de biodiversidad de Kunming-Montreal. CBD, 2022. Disponible en: https://www.cbd.int/gbf/. Acceso en: mar. 2025.
CEPAL – Comisión económica para América Latina y el Caribe. Acuerdo regional sobre el acceso a la información, la participación pública y el acceso a la justicia en asuntos ambientales en América Latina y el Caribe. CEPAL, 2022. Disponible en: https://hdl.handle.net/11362/43595. Acceso en: mar. 2025.
Chandler, M.; See, L.; Copas, K.; Bonde, A. M. Z.; López, B. C.; Danielsen, F.; Legind, J. K.; Masinde, S.; Miller-Rushing, A. J.; Newman, G.; Rosemartin, A.; Turak, E. Contribution of citizen science towards international biodiversity monitoring. Biological Conservation, 213, 280-294, 2017. doi: 10.1016/j.biocon.2016.09.004.
Chouhy, M.; Santos, C.; Gaucher, L.; Grattarola, F.; Taks, J.; Bergós, L.; Garay, A.; Perazza, G. En las fronteras de los saberes: las búsquedas de un espacio de formación integral sobre sociedad-naturaleza. Integralidad Sobre Ruedas, 4(1), 62-77, 2019. Disponible en: http://ojs.fhuce.edu.uy/index.php/insoru/article/view/234.
Danielsen, F.; Eicken, H.; Funder, M.; Johnson, N.; Lee, O.; Theilade, I.; Argyriou, D.; Burgess, N. D. Community monitoring of natural resource systems and the environment. Annual Review of Environment and Resources, 47(1), 637-670, 2022. doi: 10.1146/annurev-environ-012220-022325.
Danielsen, F.; Enghoff, M.; Poulsen, M. K.; Funder, M.; Jensen, P. M.; Burgess, N. D. The concept, practice, application, and results of locally based monitoring of the environment. BioScience, 71(5), 484-502. 2021. doi: 10.1093/biosci/biab021.
Darski, B. S.; Brass Souza, L.; Fricker, S.; Doherty, S.; Plos, A.; Fischer Rempe, E.; Silveira, M.; Müller, E. S.; de Oliveira Santos, I.; da Silva Ribeiro, G. H.; Rodríguez, J. W. Conectando el hemisferio sur a través de la ciencia ciudadana. Bioika, 2021. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/152095.
Ejarque, J. L. B.; Tirado, F.; Martorell, J. R. Ciencia ciudadana y nuevas relaciones de poder y control. Nómadas (Col), 55, 95-110, 2021. doi: 10.30578/nomadas.n55a6.
Foladori, G. Educación ambiental en el capitalismo. Pesquisa em educação ambiental, 13(1), 48-57, 2018. doi: 10.18675/2177-580X.vol13.n1.p48-57.
Freire, P. El proceso de alfabetización política: una introducción. Ginebra: Institute of Cultural Action, 1970.
Freire, P. Pedagogia del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2002.
GBIF.org. Occurrence Download Uruguay [GBIF Occurrence Download], 2024. doi: 10.15468/dl.cg3ywz.
Gómez-Baggethun, E. Perspectivas del conocimiento ecológico local ante el proceso de globalización. Papeles de Relaciones Ecosociales y Cambio Global, 107, 57-67, 2009.
González, M.; Kacevas, N.; Nori, J.; Piacentini, L. N.; Bidegaray-Batista, L. Not the same: phylogenetic relationships and ecological niche comparisons between two different forms of Aglaoctenus lagotis from Argentina and Uruguay. Organisms Diversity & Evolution, 23(1), 103-124, 2023. doi: 10.1007/s13127-022-00586-4.
Grattarola, F.; Hernández, D.; Duarte, A.; Gaucher, L.; Perazza, G.; González, S.; Bergós, L.; Chouhy, M.; Garay, A.; Carabio, M. Primer registro de yaguarundí (puma yagouaroundi) (mammalia: carnivora: felidae) en Uruguay, con comentarios sobre monitoreo participativo. Boletín de La Sociedad Zoológica Del Uruguay, 25, 85-91, 2016. Disponible en: http://journal.szu.org.uy/index.php/Bol_SZU/article/view/23.
Grattarola, F.; Botto, G.; da Rosa, I.; Gobel, N.; González, E. M.; González, J.; Hernández, D.; Laufer, G.; Maneyro, R.; Martínez-Lanfranco, J. A.; Naya, D. E.; Rodales, A. L.; Ziegler, L.; Pincheira-Donoso, D. Biodiversidata: an open-access biodiversity database for Uruguay. Biodiversity Data Journal, 7(e36226), 2019. doi: 10.3897/BDJ.7.e36226.
Grattarola, F.; Pincheira-Donoso, D. Data-sharing en Uruguay, la visión de los colectores y usuarios de datos. Boletín de La Sociedad Zoológica Del Uruguay, 28(1), 1-14, 2019. doi: 10.26462/28.1.1.
Grattarola, F.; González, A.; Mai, P.; Cappuccio, L.; Fagúndez-Pachón, C.; Rossi, F.; Teixeira de Mello, F.; Urtado, L.; Pincheira-Donoso, D. Biodiversidata: A novel dataset for the vascular plant species diversity in Uruguay. Biodiversity Data Journal, 8(e56850), 2020. doi: 10.3897/BDJ.8.e56850.
Grattarola, F.; Martínez-Lanfranco, J. A.; Botto, G.; Naya, D. E.; Maneyro, R.; Mai, P.; Hernández, D.; Laufer, G.; Ziegler, L.; González, E. M.; da Rosa, I.; Gobel, N.; González, A.; González, J.; Rodales, A. L.; Pincheira-Donoso, D. Multiple forms of hotspots of tetrapod biodiversity and the challenges of open-access data scarcity. Scientific Reports, 10(1), 22045, 2020. doi: 10.1038/s41598-020-79074-8.
Grattarola, F.; Barreneche, J. M. Soy naturalista y quiero pasear en mi país, dónde hay más oportunidades de llenar vacíos de información? Conferencia Latinoamericana sobre Uso de R en Investigación+ Desarrollo (LatinR), 2021. Disponible en: https://github.com/LatinR/presentaciones-LatinR2021/blob/main/contribuciones/LatinR2021_paper_28.pdf. Acceso en: mar. 2025.
Grattarola, F.; Carabio, M.; Rodríguez-Tricot, L.; Medina, A.; Barboza, S. G.; Menéndez, G.; Mailhos, A.; Laufer, G.; Pérez, L.; Duarte, A. La ciencia comunitaria abre el camino hacia la impostergable democratización del acceso a la información de biodiversidad en Uruguay a través de NaturalistaUY. VII Congreso Nacional de Áreas Protegidas del Uruguay, Montevideo, 2023. doi: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.23933016.v2.
Grattarola, F.; Rodríguez-Tricot, L.; Zarucki, M.; Laufer, G. Status of the invasion of Carpobrotus edulis in Uruguay based on citizen science records. Biological Invasions, 26, 935-942, 2024. doi: 10.1007/s10530-023-03242-w.
Grattarola, F.; Bergós, L.; Carabio, M.; Montiel, R.; González, S. Información suplementaria del artículo ‘NaturalistaUY en Uruguay: un caso de ciencia comunitaria en América Latina desde una perspectiva crítica’ [Dataset], 2024. doi: 10.6084/m9.figshare.26083816.v1.
Hagopián, D.; Mailhos, A. First record of Gypogyna forceps Simon, 1900 (Araneae, Salticidae, Scopocirini) in Uruguay, with notes on its taxonomy and natural history. Check List, 17(5), 2021. doi: 10.15560/17.5.1313.
Haraway, D. J. Seguir con el problema: generar parentesco en el Chthuluceno (Vol. 1). Consonni, 2019.
Hidalgo, E.S.; Perelló, J.; Becker, F.; Bonhoure, I.; Legris, M.; Cigarini, A. Participation and Co-creation in Citizen Science. In: Vohland, K.; Land-Zandstra, A.; Ceccaroni, L.; Lemmens, R.; Perelló, J.; Ponti, M.; Samson, R.; Wagenknecht, K. (Eds.), The Science of Citizen Science. Springer International Publishing, p. 199-218, 2021. doi: 10.1007/978-3-030-58278-4_11.
iNaturalistMx. Foro Mujeres Naturalistas de México y Latinoamérica, 2025. Disponible en https://somosnaturalistas.mx/mujeres-naturalistas-de-mexico-y-latinoamerica. Acceso: mar. 2025.
Instituto Nacional de Estadística. Resultados del Censo de población 2011: población, crecimiento y estructura por sexo y edad, 2011. Disponible en: https://www.gub.uy/instituto-nacional-estadistica/datos-y-estadisticas/estadisticas/censo-2011. Acceso: mar. 2025.
International Telecommunication Union. Digital trends in the Americas region 2021: information and communication technology trends and developments in the Americas region, 2017-2020, 2021. Disponible en: http://handle.itu.int/11.1002/pub/8186ca54-en. Acceso en: mar. 2025.
International Telecommunication Union. Measuring digital development ICT Development Index 2023, 2023. Disponible en: http://handle.itu.int/11.1002/pub/821a5831-en. Acceso en: mar. 2025.
Laufer, G.; Gobel, N.; Kacevas, N.; Lado, I.; Cortizas, S.; Arrieta, D.; Prigioni, C.; Borteiro, C.; Kolenc, F. Updating the distributions of four Uruguayan hylids (Anura: Hylidae): recent expansions or lack of sampling effort? Amphibian & Reptile Conservation, 15(2), 2021. Disponible en: https://amphibian-reptile-conservation.org/pdfs/Volume/Vol_15_no_2/ARC_15_2_[General_Section]_228-237_e290.pdf.
Layrargues, P. P.; Lima, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, 17, 23-40, 2014. Disponible en: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx.
Liu, H.-Y.; Dörler, D.; Heigl, F.; Grossberndt, S. Citizen Science Platforms. In: Vohland, K.; Land-Zandstra, A.; Ceccaroni, L.; Lemmens, R.; Perelló, J.; Ponti, M.; Samson, R.; Wagenknecht, K. (Eds.), The science of citizen science. Springer International Publishing, p. 439-459, 2021. doi: 10.1007/978-3-030-58278-4_22.
Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trabalho, Educação e Saúde, 11, 53-71, 2013. doi: 10.1590/S1981-77462013000100004.
Machado, C. R. da S.; Moraes, B. E. Educação ambiental crítica: da institucionalização à crise. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 21(1), 2019. doi: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p39-58.
Mapeo de la Sociedad Civil. (2024). Organizaciones. Disponible en https://www.mapeosociedadcivil.uy/. Acceso: mar. 2025.
Mendes, D. C. B. Considerações elementares da metodologia de análise de conteúdo em pesquisa qualitativa no âmbito das ciências sociais. Faculdade Sant’Ana em Revista, 2(1), 2018. Disponible en: https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/118.
Merlinsky, M. G. (Ed.). Cartografías del conflicto ambiental en Argentina (Primera edición). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación CICCUS, 2013.
Miller-Rushing, A.; Primack, R.; Bonney, R. The history of public participation in ecological research. Frontiers in Ecology and the Environment, 10(6), 285-290, 2012. doi: 10.1890/110278.
Muñoz, S. A. Mariposas azules del Cerro del Topo Chico, 2019. Disponible en: https://culturaendirecto.unam.mx/video/maripozas-azules-del-cerro-del-topo-chico-participante-n-29-premio-rovirosa-2019/. Acceso en: mar. 2025.
Pelacho, M.; Rodríguez, H.; Broncano, F.; Kubus, R.; García, F. S.; Gavete, B; Lafuente, A. Science as a commons: improving the governance of knowledge through citizen science. In: Vohland, K.; Land-Zandstra, A.; Ceccaroni, L.; Lemmens, R.; Perelló, J.; Ponti, M.; Samson, R.; Wagenknecht, K. (Eds.), The science of citizen science. Springer International Publishing, p. 57-78, 2021. doi: 10.1007/978-3-030-58278-4_4.
Pesce, F. La educación ambiental en Uruguay: antecedentes y perspectivas. In: Macedo B. (Ed.). Enseñanza y aprendizaje de las ciencias en debate. Volumen 4. Universidad de Alcalá, 2019.
Piland, N.; Castañeda, A.; Varese, M.; Soacha Godoy, K. A.; Ponciano, L.; D’Onofrio, G.; Espitia, J. E.; Luis, C.; Piera, J.; Plos, A.; Restrepo, J. F. GEN. Citizen science from the Iberoamerican perspective: An overview, and insights by the RICAP network, 2020. Disponible en: http://hdl.handle.net/10261/240827.
Piña-Romero, J.; Reyes-Galindo, L.; Novoa, L. A. V. Citizen science in Latin America and the Global South, Part 1. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 5(1), 2145040, 2022. doi: 10.1080/25729861.2022.2145040.
Rebellato, J. L. Ética de la liberación. Montevideo: Nordan-Comunidad, 2000.
Reis, Y. M. S. dos; Benchimol, M. Effectiveness of community-based monitoring projects of terrestrial game fauna in the tropics: a global review. Perspectives in Ecology and Conservation, 21(2), 172-179, 2023. doi: 10.1016/j.pecon.2023.03.005.
Santos, C.; Prol, L.; Bergós, L. Co-producción de conocimientos e injusticias socio-ambientales: reflexiones a partir de dos experiencias en Argentina y Uruguay. Fronteras, 12, 115-128, 2019. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6974263.
Sauvé, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Sato, M.; Carvalho, I. (Eds.), Educação ambiental: Pesquisa e desafios. Artmed, p. 17-46, 2005.
Skill, K.; Grinberg, E. Controversias socio-técnicas en torno a las fumigaciones con glifosato en Argentina: Una mirada desde la construcción social del riesgo. In: Merlinsky G. (Ed.). Cartografías del Conflicto Ambiental en Argentina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación CICCUS, 2014.
Uruguay. Decreto N° 121/013, No. 121/013. Ministerio de Vivienda, Ordenamiento Territorial y Medio Ambiente, 2013. Disponible en: https://www.impo.com.uy/bases/decretos/121-2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Florencia Grattarola, Lucía Bergós, Magdalena Carabio, Rodrigo Montiel, Solana González

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

