Radicalizar los fundamentos filosóficos de la ética ambiental y de la ecología política: una crítica metafísica de la modernidad y el programa de una fenomenología de la vida como su posible superación
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.85348Palavras-chave:
vida, carne, viviente, ética, ecologíaResumo
Nuestro artículo se propone reflexionar a fin de determinar en qué medida el desarrollo de las ciencias de la vida, por una parte, y de la biopolítica, por otro lado, se siguen nutriendo de los mismos presupuestos metafísicos que han conducido a una crisis ambiental y, en consecuencia, no representan una alternativa radical de su superación. El propósito es bosquejar un programa de trabajo en torno a nuestra condición viviente, donde debería fundarse normativamente una reflexión que genuinamente pueda aspirar a una ética ambiental como una ecología política digna de ese nombre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.