Programa Dinheiro Direto na Escola – escolas sustentáveis, em um município do Estado da Bahia: contribuições, desafios e perspectivas

Autores

  • Adriana Oliveira de Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) https://orcid.org/0000-0003-4316-2555
  • Sandra Lúcia da Cunha e Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Débora Cardoso da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Marco Antonio Leandro Barzano Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Sillas Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.65986

Palavras-chave:

educação ambiental, ciências ambientais, pedagogia

Resumo

O Programa Dinheiro Direto na Escola – Escolas Sustentáveis é um programa do governo federal vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que disponibiliza auxílio financeiro a fim de fomentar a sustentabilidade socioambiental nas escolas da educação básica a partir de três dimensões inter-relacionadas: gestão, currículo e espaço. Esse artigo avaliou a implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola - Escolas Sustentáveis em 41 escolas da rede municipal de ensino de um município do Estado da Bahia, pontuando as contribuições no que concerne ao espaço físico, à gestão e à inserção curricular da temática ambiental, bem como aos desafios e às perspectivas para a concretização da escola como espaço educador sustentável, de acordo com os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis. Adotando uma abordagem qualitativa e descritiva, com apoio da análise quantitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos a análise documental, entrevista e observação in loco. Foram entrevistados a servidora responsável por acompanhar a execução dos recursos financeiros liberados; o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e os gestores e coordenadores pedagógicos de cada escola. A análise documental se deu a partir da avaliação do Plano de Ação, da Ata, da Prestação de Contas e do Projeto Político Pedagógico. Também foi realizada a observação in loco, com o objetivo de confrontar os dados obtidos por meio da entrevista e da análise documental com a realidade local. A análise demonstrou que o maior obstáculo para a efetividade desse Programa foi a falta de capacitação, sendo a preparação dos profissionais imprescindível para uma melhor aplicabilidade dos recursos, assim como para um maior envolvimento no programa. Além disso, foi detectada falta de articulação entre os eixos Gestão, Currículo e Espaço Físico, aspecto importante para se consolidar a sustentabilidade socioambiental no ambiente escolar conforme os princípios do Programa Nacional Escolas Sustentáveis.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

de Souza Silva, A. O., Silva, S. L. da C. e, da Silva, D. C., Barzano, M. A. L., & Santos, S. O. (2019). Programa Dinheiro Direto na Escola – escolas sustentáveis, em um município do Estado da Bahia: contribuições, desafios e perspectivas. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 52. https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.65986

Edição

Seção

Artigos