O jogo Banco Imobiliário Sustentável e os conceitos de educação para a sustentabilidade na infância

Autores

  • Michel Mendes Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Neiva Senaide Petry Panozzo Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v39i0.46373

Palavras-chave:

jogo, infância, produto cultural, educação para a sustentabilidade

Resumo

A infância é compreendida como o momento do brincar, do jogar, da brincadeira, do lúdico como experiência para a formação das primeiras experiências com outras crianças, de aquisição e aprimoramento da linguagem e orientação à aquisição de comportamentos. Por isso, o objetivo deste trabalho é avaliar o jogo Banco Imobiliário Sustentável, de acordo com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, refletindo sobre sua utilização para o público infantil na perspectiva de uma educação para a sustentabilidade. Para orientar as discussões e possibilitar o atendimento ao objetivo do presente trabalho, estruturaram-se quatro perguntas norteadoras: de acordo com as três dimensões do desenvolvimento sustentável – dimensão econômica, meio ambiente e social – estruturadas pela UNESCO, quais são contempladas pelo jogo Banco Imobiliário Sustentável e como estão abordadas?; que tipo de capitalismo pode emergir do jogo: o capitalismo industrial ou natural?; que percepção de infância subjaz ao jogo?; e é possível pensar em uma educação para a sustentabilidade a partir da proposta do jogo Banco Imobiliário Sustentável? Os resultados alcançados pela pesquisa, de natureza teórica e exploratória, revelam que as três dimensões do desenvolvimento sustentável são contempladas pelo jogo e apresentam interseções relevantes para a compreensão da complexidade que envolve a vida. No entanto, pensar em uma educação para a sustentabilidade, da maneira como o jogo está estruturado, é inviável, a menos que um profissional atue como mediador durante o jogo e possa reorganizar a estratégia basilar desse produto cultural.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mendes, M., & Panozzo, N. S. P. (2016). O jogo Banco Imobiliário Sustentável e os conceitos de educação para a sustentabilidade na infância. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 39. https://doi.org/10.5380/dma.v39i0.46373

Edição

Seção

Artigos