Manejo da pesca e a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3105Palavras-chave:
pesca, manejo, desenvolvimento, meio ambiente, interdisciplinaridade, fisheries, management, development, the environment, interdisciplinarity.Resumo
O estado atual da pesca no mundo mostra que o manejo da pesca não é capaz de sustentar produtividade e ao mesmo tempo resolver conflitos entre conservação e desenvolvimento. A ciência da pesca há muito reconheceu a importância da interdisciplinaridade, particularmente em assuntos como recrutamento de estoques, flutuações de abundância e relações tróficas. Para se atingir um nível melhor de entendimento e eficiência, o manejo da pesca precisa incorporar e integrar uma abordagem interdisciplinar, no qual aspectos importantes como a sociologia e a economia dos diferentes atores e partes interessadas possam ser ponderados e considerados.
Fishcery handling and the interdisciplinarity
Abstract
The present state of world fisheries shows that fishery management is unable to sustain yields and resolve the conflicts between conservation and development. Fishery science recognized the importance of multi-disciplinarity long ago, particularly in subjects like stock recruitment, abundance fluctuations and trophic relationships. In order to attain a better level of understanding and efficiency, fishery management needs to incorporate and integrate an interdisciplinary approach, where important aspects as sociology and economics of the different actors and stakeholders must be weighted and considered.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.