Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3102Palavras-chave:
socioambiente urbano, risco, vulnerabilidade, Curitiba, urban socio-environment, risk, vulnerability, Curitiba.Resumo
A intensificação da urbanização na modernidade gerou inúmeros problemas relacionados à qualidade e às condições de vida na cidade do presente. Muitas têm sido as teorias, concepções e metodologias propostas para a compreensão da problemática ambiental urbana, mas poucas na perspectiva interdisciplinar. Neste sentido algumas novas concepções são aqui discutidas de maneira introdutória, tais como a perspectiva socioambiental do ambiente urbano, impactos, riscos e vulnerabilidade ambiental, e o SAU Sistema Ambiental Urbano. Alguns problemas observados na Região Metropolitana de Curitiba são utilizados para exemplificar o discurso.
Risks, vulnerability and urban socio-environmental approach: a reflection on the CMA and Curitiba
Abstract
The intensification of urbanization in modern times generated numerous problems related to the quality and conditions of life in todays cities. Many have been the theories, concepts, and methodologies proposed for understanding the urban environmental issue, but few under the interdisciplinary perspective. In this sense, some new concepts are discussed here in an introductory way, such as the urban environment socio-environmental perspective; environmental impacts, risks, and vulnerability; and UES Urban Environmental System. Some problems observed in the Curitiba Metropolitan Area (CMA) are used as examples in this paper.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

