Disciplinaridade e construção interdisciplinar do saber ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3090Palavras-chave:
interdisciplinaridade, sistemas cognitivos, cultura, meio ambiente e desenvolvimento, interdisciplinarity, knowing systems, culture, environment and development.Resumo
Natureza e Sociedade mantêm diversos e diferentes mecanismos de trocas e de interações. A maneira de como ocorrem podem ser percebidos, representados e explicados pelos sistemas de conhecimento (científico ou não). Os sistemas culturais das sociedades contemporâneas podem valorizar ou desvalorizar as interpretações que por sua vez reforçam ou debilitam as lógicas das práticas interventoras sobre os ecossistemas e as sociedades que com eles interagem. Questionar esses distintos processos de conhecimento e de intervenção na realidade é um dos objetivos do presente artigo.
Disciplinarity and the interdisciplinary construction of environmental knowledge
Abstract
Nature and Society are connected by many and differents mecanisms. The means that they appear depend on the knowing, as much scientific as common sense one. The cultural systems of contemporary societies can take for granted or not the several interpretation about the meaning of the reality and its results. Discuss these differents views and matters are the main focus of this paper.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.