Sentindo o espaço arquitetônico
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v7i0.3050Palavras-chave:
arquitetura, espaço arquitetônico, vernáculo, tradição, architecture, architectural space, vernacular, tradition.Resumo
O enfoque principal deste trabalho está na relação entre tradição e arquitetura. Tem como objetivo apresentar noções sobre a compreensão do vernáculo aplicado à arquitetura, ressaltando a sua importância no estudo da arquitetura ecológica como sistema multi-sensorial. O texto foi originalmente desenvolvido na disciplina Natureza e Ética, do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná UFPR, sob orientação do professor Dr. Ademar Heemann.
Feeling the architectonic space
Abstract
This study focuses on the relationship between tradition and architecture. It aims at presenting notions on vernacular understanding applied to architecture, emphasizing its importance in the study of the ecological architecture as a multisensorial system. This paper was originally developed in Ethics and Nature, a course in the Doctorate Studies Program in Environment and Development of UFPR, tutored by Ademar Heemann, Dr.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.